Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

O Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) é o primeiro curso dessa modalidade no Brasil. Trata-se de uma inovação que visa a melhoria da Educação Básica, por meio da inserção de professores com formação acadêmica diferenciada. A elaboração da estrutura curricular da LIECML levou em consideração resultada de pesquisas educacionais sobre problemas de ensino-aprendizagem de Ciências, Matemática e Linguagens recentemente desenvolvidas.

O curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) destina-se à formação, em nível de graduação, de professores para ensinar Ciências, Matemática, Língua Materna e Estudos Sociais nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação docente desenvolvida no âmbito do referido curso é fundada em quatro níveis de letramento: (1) linguagem materna, (2) linguagem matemática, (3) linguagem científica e (4) digital. Isto corresponde, em termos acadêmicos e teórico-metodológicos ao seguinte:

- Alfabetização: aprendizagem da leitura e da escrita, em relações temáticas com Ciências e Matemática.

- Alfabetização matemática: noção de número e conceitos fundamentais, operações fundamentais e raciocínios lógico-matemáticos.

- Alfabetização científica: compreensão do papel da ciência no mundo de hoje e das relações sociais no espaço e no tempo.

- Alfabetização digital ou tecnológica para uso de recursos diferenciados no curso da aprendizagem.

São também propósitos do curso formar docentes responsáveis por atividades científico-pedagógicas tais como: a) desenvolver o gosto pela leitura e escrita, tornando as crianças disponíveis para serem leitores (e “escritores”); b) introduzir a noção de número desenvolvendo raciocínios lógico-matemáticos para favorecer a compreensão das operações matemáticas subsequentes, dos algoritmos; c) lidar com Ciências para inserir o alunado no mundo de hoje, numa perspectiva de educação ambiental e de resolução de problemas do cotidiano e para além deste, e d) ensinar os alunos a investigar suas curiosidades, a buscar explicações para compreender o mundo em que vivem.

registrado em:
Fim do conteúdo da página