Página inicial > Lista Artigos > Formatura da Licenciatura Integrada

Formatura da Licenciatura Integrada

imagem sem descrição.

Um dia para celebrar, marcado pela felicidade e euforia que só uma formatura pode trazer. O Instituto de Educação em Ciência, Matemática e Linguagens (IEMCI) se viu imerso em um cenário de conquistas, ao realizar mais uma formatura da Licenciatura Integrada em Ciência, Matemática e Linguagens.

Colaram grau 46 alunos, que, além dos esforços comuns de um curso superior, tiveram que superar o desafio de estudar em plena pandemia da COVID -19, como destacou a formanda Ana Pimentel. “Hoje, celebramos a transformação que ocorreu em nossas vidas durante esse percurso que foi interrompido, paralisado... Vimos o sonho de estar em uma faculdade pública, drasticamente parado quando a pandemia de covid-19 nos atingiu. E, nesse tempo, aprendemos a estudar pelo Google Meet, a enviar atividades pelo Classroom e a rezar para a internet não cair. Mas até que tivemos partes boas, afinal, quem nunca assistiu à aula de pijama que atire a primeira pedra!”.

O diretor do IEMCI, Prof. Eduardo Paiva, compartilhou palavras de incentivo a turma, elogiou os formandos pela dedicação e paixão pelo ensino. Ele enfatizou a importância de educadores comprometidos em moldar as mentes jovens e agradeceu a todos os professores e familiares que apoiaram os formandos ao longo de sua jornada acadêmica. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Drª Loiane Prado Verbicaro, ressaltou a importância do momento para os alunos “Sempre fico emocionada nesses momentos de formatura, momento de mudança de etapa de vida, com novos projetos, novas utopias e com muita esperança no poder transformador da educação”. Para os professores da Licenciatura o sentimento era o de dever cumprido.

Ana Pimentel também ressaltou a integração do curso. “Nesse momento, representamos a ‘’integração’’ que o nome do curso leva. É o encontro de comunidades quilombolas, do baixo Itacuruçá, Nossa Senhora do Bom Remédio, municípios como Abaetetuba, Ananindeua, Barcarena, Belém, Cametá, Castanhal, Marituba, Soure…  uma turma diversa e cheia de talentos. É o encontro de objetivos, desejos e sonhos, que, nesse momento, se realizam”.

Os estudantes irradiavam felicidade, sabendo que todo o esforço dedicado ao longo dos anos havia valido a pena. Felipe Veras, um dos representantes da turma, destacou a importância do curso. “Hoje, somos graduados! Professores prontos para deixar nossa marca no mundo. Mas lembrem-se, nossa jornada apenas começou. A educação é uma jornada contínua, um compromisso vitalício com o aprendizado e com o crescimento. Como professores, temos o privilégio e a responsabilidade de moldar as mentes do futuro. E não estaremos nas escolas apenas para transmitir informações, mas para inspirar, encorajar e nutrir as mentes de crianças, jovens e adultos que cruzarem nosso caminho”.

As palavras ecoaram pelo auditório e tocaram os corações de todos os presentes. A formatura da turma de Licenciatura Integrada em Ciência, Matemática e Linguagens não apenas celebrou a conclusão de uma etapa acadêmica, mas também inspirou a esperança de um futuro brilhante para a educação, graças a esses novos professores apaixonados e comprometidos.

registrado em: